terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Antistasiologia: O Estudo da Resistência





Antistasiologia: O Estudo da Resistência

Uma breve introdução

O que é Antistasiologia?

Neste momento, creio que se torna necessário definir exatamente o que é antistasiologia e, talvez ainda mais importante, o que não é. Antistasiologia é o estudo comparativo dos vários tipos de táticas, estratégias e estruturas organizacionais utilizadas por vários movimentos de resistência, tanto na história como as que estão em uso atual. As informações absorvidas pelo estudo pode ser particularmente útil em determinar em que situações as abordagens têm sido mais eficazes quando houve um estado de insurreição.

O que não é Antistasiologia

Anistasiologia não é uma tentativa de postular a idéia de que a resistência é uma "arte perdida", que foi aperfeiçoada em um passado mítico com o objetivo de retornar a algum tipo de estilo de vida primitiva. Também não é osenso comum” aplaudindo qualquer grupo declarado em "resistência" pela esquerda (ou direita ). A Antistasiologia também não é partidária de qualquer ideologia e, na verdade, descobrimos que a aceitação de ideologias rígidas tende a levar à falência através da diluição, suplementação ou recuperação.
História

Com um sentido, tenho estudado a resistência em suas diversas formas na maior parte da minha vida. Na verdade, eu me lembro quando meu pai trouxe para casa um "kit headress fé Apache" quando eu tinha uns 8 anos. Meu amor repentino por todas as coisas Apache me fez  ler tudo que  poderia chegar em minhas mãos sobre a tribo, especialmente quanto à sua táticas de combate. Lá eu aprendi como Geronimo e seus 24 homens conseguiram escapar de 5.000 trupes mais seus batedores indígenas que estavam caçando-os por mais de 6 meses. Esse tipo de sucesso é mais do que um pouco impressionante para alguém de qualquer idade, e o pensamento de que assim poucos poderiam ter um efeito tão grande contra tantos era absolutamente esmagadora  contra a minha mente de 8 anos de idade. Algumas das táticas que eu li sobre foram logo postas em prática durante o recreio, e rapidamente se tornou impossível para os meus companheiros me encontrarem durante o esconde-esconde e eu descobri que a arte da emboscada é muito eficaz enquanto jogava “guerra”.
Embora eu tivesse estudado vários povos indígenas com ênfase em suas formas de resistência na maior parte da minha vida, ainda não era até que eu estar trabalhando em uma série de documentos com Tara Humara em certos povos indígenas no México, mostrando claramente  a necessidade de um novo campo de estudos. Nesses papéis que estávamos comparando as táticas de resistência utilizadas por vários povos indígenas na fronteira norte do México, tínhamos em particular os Yoeme (yaquis) e o rarámuri. Nós não só comparamos e contrastamos suas táticas de batalha, mas encontramos sua estrutura social desempenhando uma parte significativa de seus sucessos, bem como, que contrastava com (astecas), os astecas.Sua rígida estrutura hierárquica  que reinava ajudou a levar à sua rápida queda e substituição por outra estrutura hierárquica, a espanhola. Encontramos culturas muito mais igualitárias na Fronteira Norte ,não foram apenas imune a substituição por outras hierarquias de grupos sociais,  estruturas que impediram o colapso da hierarquia social de suas sociedades sobre a perda de líderes-chave como tinha acontecido com o mais rígido e, portanto, mais frágeis, as culturas, como os astecas, maias e incas. O yaquis e o rarámuri, por outro lado se colocaram sob a liderança generalizada apenas temporariamente e por razões específicas, tais como a guerra, que fez suas sociedades muito mais ativas e resistentes. Descobrimos que abordagens alternativas para a democracia direta usada por grupos como o Yoeme, tais como a obtenção do consenso ao  invés do voto, são susceptíveis de  desempenharem um papel bem sucedido. Depois, ampliamos nossos estudos comparativos para incluir não só outros grupos indígenas, como a Inde (Apache) e os zapatistas, mas também de eventos e grupos como o Movimento de Ocupações de Maio de Paris em 1968, o Muhaiyaddeen no Afeganistão, bem como  resistências espontâneas, tais como os motins de Los Angeles. Durante as nossas discussões, percebemos que nossa área de estudo não foi facilmente incluídas nas formas atuais, e a necessidade de criar uma nova disciplina, tornou-se aparente para nós. Neste ponto  nasceu a Antistasiologia nasceu. "Antistasiologia" A palavra em si surgiu quando eu simplesmente tomei a palavra grega para a resistência acrescentando antistasi "o estudo de".

O Futuro da Antistasiologia

A Antistasiologia , sendo o estudo das estratégias, táticas e estruturas internas de resistência, necessita de um ponto de partida para um estudo sério da rebelião, pois é através do estudo da história e do presente que podemos ver nosso caminho para as formas que serão usadas
​​e criadas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário